Serviços
- Home
- Serviços

Licenciamento
Licenciamento Ambiental e Estudos Ambientais
O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
Com este instrumento busca-se garantir que as medidas preventivas e de controle adotadas nos empreendimentos sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Enquanto instrumento de caráter preventivo, o Licenciamento é essencial para garantir a preservação da qualidade ambiental, conceito amplo que abrange aspectos que vão desde questões de saúde pública até, por exemplo, a preservação da biodiversidade, com o desenvolvimento econômico. Neste início de século, são cada vez mais importantes o debate e a busca por um desenvolvimento que coexista harmoniosamente com o meio ambiente – um desenvolvimento sustentável, que se baseia em três princípios básicos: eficiência econômica, eqüidade social e qualidade ambiental. Portanto, o Licenciamento atua numa perspectiva que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida das gerações futuras.

Grande Importância
SAÚDE PÚBLICA
Existe uma preocupação crescente em conciliar um desenvolvimento adequado com questões relacionadas à saúde pública, de tal forma a promover condições ambientais básicas que não agridam a comunidade e o local onde os empreendimentos serão instalados. Assim, os esforços feitos para promover a melhoria dos níveis de poluição, seja em termos do ar, água, solo, ruído, etc. tornam-se fundamentais. Os empreendedores, cada vez mais, devem ter consciência das necessidades locais e responder às suas prioridades e preocupações.
A preocupação com a saúde pública deve ser de todos, e tem de evoluir no sentido de lidar com novos desafios e com circunstâncias que mudam rapidamente. Para tanto é necessário que os empreendedores estejam a par das novidades tecnológicas envolvidas em seus empreendimentos, que visam a prevenção da poluição, e que não necessariamente envolvem custos elevados.
Assim, o Licenciamento Ambiental é uma ferramenta de fundamental importância, pois permite ao empreendedor identificar os efeitos ambientais do seu negócio, e de que forma esses efeitos podem ser gerenciados. A Política Nacional de Meio Ambiente, que foi instituída por meio da Lei Federal nº 6.938/81 estabeleceu mecanismos de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente visando assegurar em nosso país o desenvolvimento socioeconômico e o respeito à dignidade humana. O Licenciamento é um desses mecanismos; ele promove a interface entre o empreendedor, cuja atividade pode vir a interferir na estrutura do meio ambiente, e o Estado, que garante a conformidade com os objetivos dispostos na política estabelecida.
Principais estudos Ambientais
- Estudo Prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EPIA/RIMA)
- Plano de Controle Ambiental (PCA)
- Plano Básico Ambiental (PBA)
- Plano de Gerenciamento de Risco (PGR)
- Plano de Emergência Ambiental (PEA)
- Plano de Recuperação de área Degradada (PRAD)
- Relatório de Controle Ambiental (RCA)
- Relatório de Cumprimento de Condicionantes (RCC)
- Relatório Ambiental Simplificado (RAS)
- Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais (RDPA)
- Relatório Anual de Desempenho Ambiental (RADA)
Principais Planos de Gerenciamento:
- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC)
- Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR)
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde (PGRSS)

Ambiental
Assessoria e Gestão Ambiental
Nesse segmento a Ambiental Consultoria realiza a gestão Ambiental das empresas desenvolvendo um trabalho de orientação técnica para implantação de um sistema de administração empresarial sustentável e dentro das normas legais, visando o uso de práticas e métodos administrativos para reduzir ao máximo os impactos ambientais das atividades econômicas desenvolvidas pelas empresas e mantê-las sempre com todos os documentos ambientais em dia (Licenças, Relatórios de monitoramento, Renovações etc…)

